Memória de [ ] é o sistema responsável pelo armazenamento duradouro de informações, que podem ser recuperadas de dias a anos após a aquisição, tendo uma capacidade praticamente ilimitada, ela nos permite armazenar as nossas experiências, conhecimentos e habilidades. [Dica: duas palavras e com espaço]
Um [ ] é uma representação mental abstrata e simbólica de uma categoria, ideia ou objeto que agrupa elementos com características comuns; ele ajuda a organizar e simplificar a quantidade de informações que encontramos diariamente, permitindo que associemos e classifiquemos experiências e estímulos de maneira eficiente, possibilitando o pensamento abstrato, a generalização e a inferência; depende da capacidade de categorização.
Pensamento em que processos lógicos de caráter indutivo ou dedutivo são usados para tirar conclusões de fatos ou premissas.
Representações mentais [ ] são tipos de imagens mentais que preservam a estrutura e as características do objeto ou cena que representam, mantendo uma correspondência direta com o que é representado, simulando cognitivamente características físicas ou espaciais.
Memória [ ] é um tipo de memória de longo prazo responsável pelo armazenamento e recuperação de conhecimento sobre o mundo, incluindo fatos, conceitos, palavras e significados.
Tendência sistemática do cérebro humano de processar informações de maneira equivocada que pode levar a julgamentos ou decisões imprecisas ou ilógicas; surge como resultado de mecanismos adaptativos heurísticos para lidar com a complexidade e a sobrecarga de informações. [Dica: Duas palavras e com espaço]
Processo de selecionar uma entre duas ou mais opções, com base em uma análise de informações disponíveis, objetivos e preferências; esse processo pode ser consciente e deliberado, ou intuitivo e automático, dependendo da complexidade da situação, da estimativa de riscos e do contexto em que ocorre. [Dica: três palavras e com espaço]
Viés de [ ] é a tendência cognitiva de buscar, interpretar e lembrar informações de maneira que confirmem suas crenças, valores, hipóteses ou expectativas pré-existentes, ao mesmo tempo em que a pessoa desconsidera ou minimiza dados que as contradizem; interpretação seletiva de evidências.
Capacidade do sistema nervoso de adquirir, armazenar e recuperar informações, representações, conhecimento e habilidades ao longo do tempo. É um processo essencial para o aprendizado, permitindo que experiências passadas influenciem comportamentos futuros.
São padrões de pensamento e modelos cognitivos que permitem organizar e interpretar informações e categorias de informações com base em experiências anteriores, guiando a percepção, avaliação, codificação (memória), imaginação e resolução de problemas; eles servem como estruturas cognitivas que ajudam as pessoas a compreender o mundo, antecipar situações e tomar decisões de maneira eficiente, sejam sobre pessoas, conceitos, objetos e eventos, incluindo os scripts, que representam sequências de ações esperadas em determinados contextos.
Processo pelo qual as informações percebidas e compreendidas são estabilizadas e integradas no sistema nervoso, tornando-as mais duradouras e resistentes ao esquecimento; esse processo faz com que as memórias passem de um estado mais frágil e temporário para um estado mais estável e permanente envolvendo fortalecimento das conexões neuronais através da mudança na força sináptica.