My Crossword Maker Logo
Powered by BrightSprout
Save Status:
or to save your progress. The page will not refresh.
Controls:
SPACEBAR SWITCHES TYPING DIRECTION
Answer Key:
Edit a Copy:
Make Your Own:
Crucigrama Sopa de Letras Hoja de Trabajo
Calificar este Puzzle:
Log in or sign up to rate this puzzle.

Horizontales
Processamento da informação que possibilite ela ser armazenada; é o primeiro estágio no processo de formação de memórias, em que as informações recebidas através dos sentidos são transformadas em um formato que o cérebro pode armazenar e recuperar posteriormente.
Memória [ ] é o estágio inicial do processo de memória, responsável por captar e armazenar, de forma muito breve, geralmente durando menos de um segundo, as informações provenientes dos.
Retenção das representações codificadas ao longo do tempo; processo pelo qual as informações são mantidas no cérebro para serem recuperadas posteriormente.
Pensamento em que processos lógicos de caráter indutivo ou dedutivo são usados para tirar conclusões de fatos ou premissas.
Processamento da informação que possibilite ela ser armazenada; é o primeiro estágio no processo de formação de memórias, em que as informações recebidas através dos sentidos são transformadas em um formato que o cérebro pode armazenar e recuperar posteriormente.
Processo de selecionar uma entre duas ou mais opções, com base em uma análise de informações disponíveis, objetivos e preferências; esse processo pode ser consciente e deliberado, ou intuitivo e automático, dependendo da complexidade da situação, da estimativa de riscos e do contexto em que ocorre. [Dica: três palavras e com espaço]
Memória [ ] é um tipo de memória de longo prazo que não requer esforço consciente para ser recuperada, mas que influencia nossos pensamentos e comportamentos de maneira automática e inconsciente, geralmente por meio de experiências passadas, sendo mais relacionada a habilidades, hábitos e processamentos automáticos.
Memória [ ] é um tipo de memória de longo prazo que pode ser conscientemente lembrada, incluindo conhecimentos gerais e fatos sobre experiências pessoais.
Memória de [ ] é o sistema cognitivo que permite o armazenamento e manipulação temporária de uma quantidade bastante limitada de informações por um curto período, geralmente não ultrapassando 30 segundos, sendo essencial para atividades cotidianas, como entender uma frase que está sendo lida.
Verticales
Um [ ] é uma representação mental abstrata e simbólica de uma categoria, ideia ou objeto que agrupa elementos com características comuns; ele ajuda a organizar e simplificar a quantidade de informações que encontramos diariamente, permitindo que associemos e classifiquemos experiências e estímulos de maneira eficiente, possibilitando o pensamento abstrato, a generalização e a inferência; depende da capacidade de categorização.
Tendência sistemática do cérebro humano de processar informações de maneira equivocada que pode levar a julgamentos ou decisões imprecisas ou ilógicas; surge como resultado de mecanismos adaptativos heurísticos para lidar com a complexidade e a sobrecarga de informações. [Dica: Duas palavras e com espaço]
O viés de [ ] é a tendência das pessoas de guiarem e ajustar seus julgamentos e decisões por uma informação previamente apresentada, o que pode influenciar a tomada de decisão e a formulação de estimativas mesmo que essa informação seja irrelevante ou inadequada.
Retenção das representações codificadas ao longo do tempo; processo pelo qual as informações são mantidas no cérebro para serem recuperadas posteriormente.
Memória [ ] é um tipo de memória de longo prazo responsável pela aquisição e recuperação de habilidades motoras e comportamentais, que são realizadas de maneira automática ou sem esforço consciente; esse tipo de memória é essencial para tarefas que envolvem sequências de movimentos e realização de ações automáticas de tarefas complexas.
Memória de [ ] é o sistema responsável pelo armazenamento duradouro de informações, que podem ser recuperadas de dias a anos após a aquisição, tendo uma capacidade praticamente ilimitada, ela nos permite armazenar as nossas experiências, conhecimentos e habilidades. [Dica: duas palavras e com espaço]
Ato de evocar ou lembrar a informação armazenada para ser usada; processo de acessar e usar informações e habilidades adquiridas.
Representações mentais [ ] são tipos de imagens mentais que preservam a estrutura e as características do objeto ou cena que representam, mantendo uma correspondência direta com o que é representado, simulando cognitivamente características físicas ou espaciais.
O efeito de [ ] é um viés cognitivo que ocorre quando a percepção positiva de uma característica de uma pessoa, produto ou organização influencia a avaliação de outras características associadas a ela sem justificativa objetiva; explica como uma impressão favorável sobre um aspecto pode influenciar positivamente a percepção de outros aspectos, mesmo que não estejam diretamente relacionados.
Viés de [ ] é a tendência cognitiva de buscar, interpretar e lembrar informações de maneira que confirmem suas crenças, valores, hipóteses ou expectativas pré-existentes, ao mesmo tempo em que a pessoa desconsidera ou minimiza dados que as contradizem; interpretação seletiva de evidências.
Processo pelo qual as informações percebidas e compreendidas são estabilizadas e integradas no sistema nervoso, tornando-as mais duradouras e resistentes ao esquecimento; esse processo faz com que as memórias passem de um estado mais frágil e temporário para um estado mais estável e permanente envolvendo fortalecimento das conexões neuronais através da mudança na força sináptica.
Memória [ ] é um tipo de memória de longo prazo responsável pelo armazenamento e recuperação de conhecimento sobre o mundo, incluindo fatos, conceitos, palavras e significados.
Memória [ ] é um tipo de memória de longo prazo responsável por armazenar informações sobre eventos pessoais e experiências vividas. Ela envolve a recordação de momentos específicos e está diretamente relacionada à nossa experiência subjetiva e à nossa percepção de experiências autobiografia.
Capacidade do sistema nervoso de adquirir, armazenar e recuperar informações, representações, conhecimento e habilidades ao longo do tempo. É um processo essencial para o aprendizado, permitindo que experiências passadas influenciem comportamentos futuros.